Prática Pedagógica

Junho 21, 2009 at 10:19 pm Deixe um comentário

Na primeira fase da nossa prática pedagógica, o principal objectivo era o de realizar um plano educativo tendo em conta o processo de transição das crianças. Sendo assim, entende-se por processo de transição “todas as situações em que a criança é confrontada com uma situação, individual, interactiva ou contextual nova.” (Mendes, 2009). Apesar disto, há que ter em conta que “devido à especificidade de cada grupo etário de crianças com quem as alunas estão a trabalhar e a diversidade dos seus interesses, naturalmente, as alunas não realizarão actividades apenas com o objectivo de promover a co-construção de processos de transição para a escolaridade obrigatória. Há outras situações, no âmbito dos processos de transição, que podem e devem ser alvo de uma atenção com intencionalidade educativa por parte do educador e como tal matéria de aprendizagem por parte das alunas.” (idem).

Numa segunda fase, o objectivo da nossa prática pedagógica era diferente: a realização de um plano educativo também, mas tendo em conta a relação com as famílias das crianças. É importante referir que “a família e a instituição de educação pré-escolar são dois contextos sociais que contribuem para a educação da mesma criança; importa por isso, que haja uma relação entre estes dois sistemas” (Ministério da Educação, 1997).

Assim, “os pais poderão participar em situações educativas planeadas pelo educador para o grupo, vindo contar uma história, falar da sua profissão, colaborar em visitas e passeios, etc.” (idem)

Uma outra base em que nos apoiámos nesta fase da prática pedagógica, e segundo as Orientações Curriculares, foi o facto de o educador, ao informar as famílias das crianças do processo de aprendizagem e das metas que as crianças estão a atingir, vem beneficiar um clima de interacção, comunicação e cooperação entre as crianças e os adultos.

Bibliografia

Ministério de Educação. (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré – Escolar. Lisboa: Departamento da Educação Básica.

Mendes, G. (2009). Programa Curricular – Prática Pedagógica IV. Documento obtido através de http://www.uma.pt/portal/modulos/disciplina/index.php?T=1246405768&TPESQ=PESQ_DISCIPLINA_DADOSGERAIS&TPESQANT=PESQ_LST_PLANO&IDM=PT&CodCadeiraDo centeReg=59135&IdEdicaoCadeira=4383&IdCadeiraCurso=9656&NPAG=&IdCurso=35&IdLingua=1&Cod_Especialidade_Cx=0&TORDANT=&CORDANT=&SCRANT=/portal/modulos/curso/index.php&NV_MOD=MODDISCIPLINA&NV_EAGR=EAGR_DISCIPLINADETALHE&NV_MOD_ANT=MODCURSO&NV_EAGR_ANT=EAGR_CURSOLICENC&NV_TAB=&NV_TAB_ANT=

(documento disponível na caixa de documentos)

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Diário Reflexivo

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