Sorrisos de Leite

Maio 29, 2009 at 11:41 pm Deixe um comentário

(planificação disponivel na caixa de documentos)

1º dia (2 – 03 – 2009)

Discussão do Tema

Nós começámos por relembrar uma situação passada que aconteceu com uma criança da sala (a criança perdeu um dente acidentalmente, enquanto brincava no recreio com os amigos).

Durante este diálogo, as crianças queriam todas contar a sua versão do que se tinha passado nesse momento de recreio. Houve crianças que quiseram contar o que aconteceu com os seus irmãos mais crescidos ou contar outras realidades que lhes eram próximas: a queda dos dentes e o crescimento de novos. “O meu mano também ficou sem o dente! Mas depois nasceram outros grandes!” – diziam algumas crianças. Havia uma criança que estava a passar por esta mesma situação: a passagem dos dentes de leite para os dentes permanentes; e outras que tinham “o dente a balançar!”.

Posteriormente, ao avançar na conversa, surgiu o tema do dentista e foi desta maneira que tivemos conhecimento que uma outra criança lá iria neste dia. Aí as perguntas incidiram sobre o dentista e as fantasiosas dores que este provoca.

A área da higiene oral (lavagem e escovagem dos dentes) também foi debatida com as crianças e constatámos que as crianças já tinham algumas noções básicas neste sentido.

Ao verificar que fomos bombardeadas com um sem número de dúvidas e questões, combinámos com as crianças que no dia seguinte iríamos investigar, pesquisar, descobrir e explorar todas as respostas às perguntas postas. Com isto, aproveitámos a situação e pedimos às crianças que trouxessem material acerca dos dentes para juntarmos às coisas que nós próprias iríamos levar para a sala (enciclopédia, computadores, imagens, panfletos…). Assim, ficou destinado às crianças que perderam os dentes, trazerem os mesmos; a criança que foi ao dentista, trazia informação sobre isso; todas as outras crianças foram para casa pesquisar sobre o assunto.

Ao longo do dia, as crianças estavam constantemente a mostrar os seus dentes aos amigos. Faziam constatações do género: “Os dentes estão mais separados que os meus!” e “Tens um dente preto ali ao fundo!”.

Podemos concluir que estas crianças estavam predispostas e abertas a trabalhar esta nova transição: a passagem dos dentes de leite para os dentes permanentes.

Imagens 1, 2 e 3 – Discussão do tema.Discussão do tema

Discussão do tema

Discussão do tema

2º dia (3 – 03 – 2009)

Vamos descobrir!

Ao chegarmos à sala, deparámo-nos com alguma quantidade de material de pesquisa, desde imagens a panfletos (ver panfletos na caixa de documentos) e livros. Após a divisão em pequenos grupos de trabalho pelas três mesas redondas da sala, distribuímos igualmente as imagens, computadores, livros, panfletos… e deixámos as crianças à vontade para explorarem o material que tinham à sua disposição.

Nós também explicitámos, através de um powerpoint, alguns conhecimentos e noções novas a cada pequeno grupo. Depois disto, as crianças começaram a recortar as imagens que acharam mais reveladoras desta temática para, posteriormente, elaborarem um cartaz.

Imagem 4, 5 e 6 – PesquisaVamos descobrir!

Vamos descobrir!

Vamos descobrir!

3º dia (4 – 03 – 2009)

Vamos mostrar o que sabemos!

As crianças estavam muito contentes e expectantes para mostrar aos colegas o trabalho que realizaram no dia anterior.

Após o lanche da manhã, os grupos que no dia anterior se tinham formado, juntaram-se novamente nas suas mesas de trabalho e começaram a “montar” o seu cartaz de grupo.

Depois dos cartazes feitos, cada grupo de trabalho começou por mostrar o seu cartaz ao grande grupo, explicando assim, o que tinham feito. As apresentações foram muito ilustrativas de que este tema realmente interessa às crianças: conseguimos ver o seu interesse e desejo de participar na apresentação dos seus cartazes. Mesmo a assistência apontava para as diversas imagens e dizia “Estes doces fazem mal aos nossos dentes!”, “O dentista ajuda os dentes a ficarem sem cáries!”…

Imagens 7, 8, 9 e 10 – Monstagem dos cartazes e apresentação

Vamos mostrar o que sabemos!

Vamos mostrar o que sabemos!

Vamos mostrar o que sabemos!

Vamos mostrar o que sabemos!

4º dia (5 – 03 – 2009)

Seguindo as pistas…

A actividade planeada para o dia de hoje era um jogo de pistas ao longo do recreio, em que haviam diversas perguntas – desafios em certos pontos do percurso em que as crianças tinham que pôr em prática os conhecimentos que consolidaram nos dias anteriores. Estas perguntas desafios eram simples e divertidas: construção de puzzles, cantar a musica que as crianças aprenderam sobre os dentes, uma busca do dente perdido, perguntas com resposta de escolha múltipla…

Quando explicámos o jogo às crianças, notámos que algumas crianças estavam um pouco receosas. Mas, quando os grupos já estavam formados e quando o jogo começou, as crianças começaram a ficar muito entusiasmadas e a quererem participar todas ao mesmo tempo!

E, com a ajuda da nossa educadora cooperante Jovita e a auxiliar de acção educativa Paula, conseguimos com que o jogo de pistas corresse bem. As crianças adoraram! Os resultados foram muito positivos porque todos se divertiram (que era um dos nossos objectivos principais) e deu perfeitamente para avaliarmos os conhecimentos que as crianças assimilaram durante esta semana.

Imagens 11, 12 e 13 – Jogo de pistas.Seguindo as pistas...

Seguindo as pistas...

Seguindo as pistas...

5º dia (6 – 03 – 2009)

“Olha só o que aprendemos!”

Este foi o nosso último dia da primeira fase de prática pedagógica na sala dos 4 anos. Tínhamos planeado para este dia um outro jogo em que o tema dos dentes estivesse presente mas, como também queríamos que as crianças nos ajudassem a afixar os seus cartazes e a montar uma pequena exposição, a educadora cooperante sugeriu que alterássemos a planificação e as crianças ficassem na sala a fazer um desenho sobre tudo o que se passou durante a semana, e assim já montávamos todos a “exposição”.

Nós achámos uma boa ideia e assim foi. Os desenhos que daí resultaram ficaram muito bonitos e perfeitos para uma análise da visão das crianças sobre esta semana que passou. Aqui ficam alguns exemplos dos desenhos.

Ainda neste dia, mostrámos às crianças um filme que fizemos com fotos das crianças a mostrarem os seus lindos dentes! Ficou um filme engraçado e fez as delícias às crianças: riram tanto! “Olha o Nuno!!” “A Francisca não tem aqueles dentes!” (filme disponivel na caixa de documentos)

Imagens 14 e 15 – Realização dos desenhos.

"Olha só o que aprendemos!"

"Olha só o que aprendemos!"

Imagens 16 e 17 – Montagem da exposição

"Olha só o que aprendemos!"
"Olha só o que aprendemos!"

Imagens 18, 19, 20 e 21 – Os desenhos

desenhos

desenhos

desenhos

desenhos

Entry filed under: Sorrisos de Leite. Tags: .

Caracterização do grupo de crianças Planta e Organização do Espaço e Materiais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

Maio 2009
M T W T F S S
    Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d bloggers like this: