Caracterização do grupo de crianças

Maio 28, 2009 at 7:02 pm Deixe um comentário

O diagnóstico que a seguir se apresenta é resultado da observação do grupo e de cada uma das crianças em particular (e posterior preenchimento das fichas individuais, efectuadas pelas alunas), assim como das suas fichas individuais, facultadas pela educadora cooperante.

Não utilizámos instrumentos específicos de avaliação diagnóstica mas privilegiámos as situações de interacção e em contexto de observação atenta do comportamento das crianças e os seus desempenhos nas actividades ou tarefas propostas.

As produções, as narrativas das crianças sobre e / ou durante as actividades propostas e os registos de observação que fomos recolhendo constituem também um dos nossos dados. Por outro lado, estabelecemos conversas formais e informais com a educadora cooperante e a auxiliar de acção educativa, particularmente nas situações que entendemos necessitar de mais informação ou de uma melhor articulação em termos de intervenção pedagógica.

Sexo das crianças
Sexo das crianças

Como podemos ver através do gráfico, o grupo de crianças da sala dos quatro anos era composto por onze crianças do sexo masculino e sete crianças do sexo feminino, sendo no total dezoito crianças. Todas elas com 4 anos de idade completos.

Proveniência das crianças
Nenhuma das crianças é proveniente da Nazaré, local onde o Infantário “O Girassol” se encontra. Apesar disto, a maioria das crianças provém da freguesia onde o infantário é localizado, a freguesia de São Martinho.

Idades dos pais

Como podemos ver através do gráfico, todos os pais das crianças têm mais que 30 anos. No que diz respeito às mães das crianças, estas já são mais novas. Apesar disto, a idade média dos pais das crianças da sala dos 4 anos é de 35 anos.

Habilitações literárias dos pais

A partir deste gráfico, podemos concluir que a maioria dos pais das crianças da sala dos 4 anos tem o 12º ano. Existem também pais com o grau de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Situação laboral

A maioria dos pais das crianças estão empregados, havendo apenas três mães e um pai desempregados. É de referir que um dos pais das crianças já está na reforma.

Analisando em conjunto os dois últimos gráficos, podemos então concluir que a maioria das crianças vive numa situação financeira de classe média.

É importante referir que há dados que nos são desconhecidos, pois não tivemos acesso a estes.

Entry filed under: Caracterização do grupo de crianças. Tags: .

Identificação do estabelecimento Sorrisos de Leite

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Calendário

Maio 2009
M T W T F S S
    Jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d bloggers like this: